terça-feira, 14 de junho de 2016

Bethânia estreia em programa do Arte 1 sobre Clarice, Rosa, João Cabral e Castro Alves

Maria Bethânia, em registro de Fabio Seixo, estreia como apresentadora do "Poesia e prosa", programa da grade do canal fechado Arte 1. Com produção da Cine Group, a cantora e intérprete recebe, em quatro episódios de meia hora de duração cada, convidados do universo acadêmico e musical para um diálogo sobre o resgate - sua necessidade - da arte de declamar poesias ante a liquidez do tempo e movimento contemporâneos.

A estreia, em 3 de julho, traz o cantor e compositor Caetano Veloso e a professora Nádia Batella Gotlib falando sobre a linguagem, delicadeza, percepção e profundidade do olhar de Clarice Lispector (1920-1977). Bethânia recita trechos de crônicas e contos da escritora, como "As três experiências" e "Maio, a perigosa Yara". Junto a Caetano, interpreta canções compostas para o espetáculo por ela performado nos anos 1980 inspirado no último romance de Lispector, "A hora da estrela". O episódio conta ainda com o depoimento do artista plástico e pesquisador Roberto Corrêa dos Santos.

O segundo programa aborda o legado da obra de Guimarães Rosa (1908-1976) em "Grande sertão: Veredas". O embaixador e membro da Academia Brasileira de Letras (ABL) Alberto da Costa e Silva participa da conversa ao lado do cantor e compositor Paulo César Pinheiro, autor de "Matita perê", clássico da música brasileira inspirado na obra do autor. O episódio traz também os depoimentos do escritor moçambicano Mia Couto e da escritora e pesquisadora Ana Maria Machado.

O terceiro programa conta com as presenças do professor Wander Miranda e do cantor e compositor Chico Buarque de Hollanda para uma conversa sobre a obra de João Cabral de Melo Neto. Ainda jovem, Chico musicou trechos do poema "Morte e vida severina", clássico do poeta pernambucano.

No último episódio, Bethânia convida Alberto da Costa Silva, a professora Vânia Aparecida e o cantor e compositor Jorge Mautner para falarem sobre a obra do baiano Castro Alves (1847-1871). Morto precocemente aos 24 anos, o poeta é autor de uma das principais obras do romantismo brasileiro, "Navio negreiro", em que descreve os horrores da escravidão. A intérprete recita este e outros poemas do escritor, como "Adormecida". Junto a Mautner, entoa "Negro blues".

A direção geral é de Mônica Monteiro, e a série vai ao ar aos domingos, às 22h.

Veja online no link http://arte1.band.uol.com.br/, ou nos canais Arte 1 da TV a cabo: Claro TV (31), GVT (84), Net (53), Oi TV (31), Sky (183), Vivo TV (102 cabo e 555 satélite) e operadoras independentes.






Nenhum comentário:

Postar um comentário